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Regulamento VIII Copa do Sapateiro 2012

REGULAMENTO GERAL DA “VIIIª COPA DO SAPATEIRO”2012
CAPÍTULO I
DA OBSERVÂNCIA DESTE REGULAMENTO

Art. 1º - A VIIIª COPA DO SAPATEIRO de São João Batista tem por objetivo principal o congraçamento das empresas participantes de São João Batista, a formação do caráter, do espírito de equipe e do respeito às normas por todos os participantes, acentuando sua divulgação e propagação como fator decisivo ao seu crescente desenvolvimento.
Art. 2º - As equipes inscritas e as pessoas a elas vinculadas que participarem da VIIIª COPA DO SAPATEIRO será considerado conhecedores deste Regulamento Geral, e, assim, submeter-se-ão, sem reserva alguma, a todas as suas disposições e às conseqüências que delas possam emanar.
Art. 3º - É competência da Comissão Técnica da VIIIª COPA DO SAPATEIRO e da FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE interpretar este regulamento, zelar por sua execução e resolver casos omissos.
COMISSÃO DISCIPLINAR:
Parágrafo único – A CD – Comissão Disciplinar se baseará no Código Justiça Desportiva de Santa Catarina e o que dispuser este Regulamento Geral.

CAPÍTULO II
DO CAMPEONATO
Art. 4º - Será realizado e dirigido pela FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE
Art. 5º - Somente participarão da VIIIª COPA DO SAPATEIRO - as equipes que estiverem com a Inscrição efetuada até 31 de Agosto de 2012, o congresso técnico será realizado dia 03 de Setembro na sede da Fundação Batistense de Esportes.
Art. 6º - A Empresa que abandonar a disputa da VIIIª COPA DO SAPATEIRO quando já em andamento, além das punições impostas pela CD (Comissão Disciplinar) terá de pagar multa de R$ 1000,00 por modalidade.
Parágrafo Único – Todo Atleta, para participar da VIIIª COPA DO SAPATEIRO, deverá estar trabalhando e registrado com carteira de trabalho assinada na Empresa com data de até 31 de Agosto de 2012 e permanecer assinada até o final da competição.
Art. 7º - O campeonato será regido pelas regras oficiais da (FIFA) com as adaptações feitas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS e Federação Catarinense de Futebol de Salão FCFS, Confederação de Voleibol - CBV e pelo que dispuser este regulamento.
Art. 8º - Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Nilo Booz, nos dias e horários determinados pela respectiva tabela divulgada pela FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE, com tolerância de 15 minutos em seu horário de início,
Parágrafo Único: O Futsal masculino será dois períodos de 15 minutos cronometrados, enquanto o Futsal feminino será dois períodos de 15 minutos corridos, sendo o ultimo minuto cronometrado. O Voleibol masculino e feminino será em disputa de 3 sets.
Art. 9º - Em caso de W x 0, os jogos anteriores, da equipe faltante, serão todos revertidos com placar de 1x0 no Futsal e 2x0 no Voleibol.
Parágrafo único - A aplicação de W x O dar-se-á pela anotação na súmula de jogo, devendo ser referendada pelo Arbitro e pela FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE.
Art. 10º - O clube que cometer W x O estará juntamente com os seus atletas sujeitos o julgamento pela Comissão Disciplinar.
Parágrafo único - Os atletas julgados culpados de W x O receberão pena de exclusão no ano seguinte da copa do sapateiro.

CAPÍTULO III
DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÕES.
Art. 11º - Poderão participar da VIIIª COPA DO SAPATEIRO todas as indústrias do ramo calçadista representadas por seus funcionários devidamente legalizados dentro de suas empresas conforme a legislação trabalhista brasileira (CLT).

§ 1º - Serão permitidas as seguintes formas de inscrições das equipes: Até 3 equipes com uma somatória de 80 funcionários Ex: Empresa 1(25 funcionários), Empresa 2(25 funcionários, Empresa 3(30 funcionários). Até duas equipes com empresas até 80 funcionários por empresa Ex: Empresa 1(79 Funcionários), Empresa 2(80 Funcionários). Empresa com mais de 80 funcionários participa sozinha obrigatoriamente Ex: Empresa 1(81 Funcionários).
§ 2º - Não será requerida a comprovação documental destas exigências para o ato de inscrição, porém, as equipes deverão estar devidamente documentadas para a qualquer momento, a mercê da organização do campeonato, apresentar tais documentos sob pena de caracterizar inscrição irregular e sofrer as conseqüências tratadas pelo CJDSC.
§ 2º O cadastro no site da Fundação (www.fube.com.br) com foto é obrigatório.
Art. 12º - O prazo de inscrição para os atletas participarem da VIIIª COPA DO SAPATEIRO encerrar-se-á No dia anterior ao inicio da competição e serão efetuadas única e exclusivamente pelo site da Fundação www.fube.sc.gov.br)
Art. 13º - Somente participarão do campeonato os atletas e técnicos, que constarem das respectivas relações apresentadas pelas equipes.
§ 1º - A comissão técnica pode ser alterada no inicio de cada partida.
§ 2º - Os membros da comissão técnica deverão ter, no mínimo, 18 anos de idade ou emancipação devidamente comprovada.
§ 3º - Somente farão parte da comissão técnica das equipes os nomes que constarem na relação nominal apresentada pela equipe. Em caso de substituição, a mesma deverá ser solicitada junto a FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE.
Art. 14º - O atleta poderá participar da VIIIª COPA DO SAPATEIRO, desde que relacionado em sumula, APRESENTE DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIDADE, entre em quadra com fardamento de sua equipe a qualquer momento da partida.
Art. 15º – Somente participarão da VIIIª COPA DO SAPATEIRO os atletas que estiverem de acordo com as seguintes exigências:
1.Estarem aptos conforme os art.6º, 11° e 12º.
2.Não estiver cumprindo pena em outra competição realizada, organizada, promovida ou avalizada pela FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE.
3.Se menores de idade apresentar no momento da inscrição autorização do pai ou responsável reconhecida firma em cartório.

CAPÍTULO IV
DA ORGANIZAÇÃO, PREMIAÇÃO E DIREÇÃO DOS JOGOS.
Art. 16º - A organização e direção dos jogos da VIIIª COPA DOS SAPATEIROS serão de inteira responsabilidade da FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE
Art. 17º - Toda a equipe participante da VIIIª COPA DO SAPATEIRO é responsável pela integridade física de seus atletas.
Art. 18º - Fórmula de disputa: futsal masculino
-1ª fase: Classificam 1º e 2º de cada Grupo/Chave.
-A partir da 2ª fase (Quartas de Finais) os jogos passam a ser eliminatórios até as finais conforme segue:
JG33_ 1ºGA X 2ºGC
JG34_ 1ºGB X 2ºGD
JG35_ 1ºGC X 2ºGA
JG36_ 1ºGD X 2ºGB
*Os primeiros colocados de cada chave jogam pelo empate na prorrogação.
-A partir da 3ª fase (Semi Finais) os jogos passam a ser eliminatórios até as finais conforme segue:
Semi Final Rodada Única
Data Mandante X Visitante Local
Jogo 37
18/10/2012 21:00 Venc. Jogo 33 X Venc. Jogo 36 G. M. E. Nilo Booz
Jogo 38
19/10/2012 21:00 Venc. Jogo 34 X Venc. Jogo 35 G. M. E. Nilo Booz
*Em caso de empate tem prorrogação com dois tempos de cinco minutos cronometrados e persistindo o empate disputa de pênaltis

 


4ª fase (Finais) os jogos passam a ser eliminatórios até as finais conforme segue:
Final
Disputa 3º/4º
Data Mandante X Visitante Local
Jogo 39
24/10/2012 21:00 Perd. Jogo 37 X Perd. Jogo 38 G. M. E. Nilo Booz
Grande Final
Data Mandante X Visitante Local
Jogo 40
26/10/2012 21:00 Venc. Jogo 37 X Venc. Jogo 38 G. M. E. Nilo Booz
*Em caso de empate haverá prorrogação com dois tempos de cinco minutos cronometrados e persistindo o empate disputa de pênaltis em série de três alternadas.
No futsal feminino classificam-se os quatro primeiros melhor colocado e a composição dos jogos segue da seguinte forma:
1ª colocado x 4º colocado
2º colocado x 3º colocado
Se os jogos nesta fase terminarem empatados no tempo normal o 1º e 2º colocado jogam pelo empate na prorrogação de 2 tempos de 5 minutos. Conforme regras anteriores.
Os perdedores disputaram o 3º e 4º lugar enquanto os vencedores 1º e 2º lugar.
Nesta fase havendo empate acontece prorrogação de 2 tempos de 5 minutos, sendo o ultimo minuto de cada tempo cronometrado, persistido o empate cobranças de pênalti conforme a regras do futsal.
Art. 19º - A premiação da VIIª COPA DO SAPATEIRO de São João Batista será a seguinte:
a.1 Troféu e 15 medalhas para o 1º, 2º e 3º colocados. Por modalidade.

Art. 21º - Adotar-se-á o seguinte critério para a contagem de pontos:
a) vitória três pontos.
b) empate um ponto.
c) Derrota zero ponto.
Art. 22º - O critério de desempate a ser adotado para definir os melhores colocados na primeira fase do Futsal será:
•1º - Maior pontuação
•2º - Maior pontuação em confrontos diretos
•3º - Maior número de vitórias
•4º - Menor número de gols sofridos
•5º - Maior saldo de gols
•6º - Maior gol average
•7º menor número de cartões vermelhos durante todo o campeonato
•8º Menor número de cartões amarelos durante todo o campeonato
•9º Sorteio
b) EMPATE EM PONTOS ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES:
(1) será o mesmo critério descrito acima, exceto o confronto direto.
Art. 23º - O critério de desempate a ser adotado para definir os melhores colocados na primeira fase do voleibol será:
•1º - Maior pontuação
•2º - Maior gol/ponto Average
•3º - Maior pontuação em confrontos diretos
•4º - Maior saldo de gols/pontos

CAPÍTULO V
DA APLICAÇÃO E PUNIÇÃO POR CARTÕES
Art. 24º - As punições por cartões amarelos e vermelhos serão as seguintes:
•Três (03) cartões amarelos = suspensão automática de um jogo.
•1 (um) cartão vermelho = suspensão automática de um jogo.
§ 1º- A quantificação e o controle de cartões recebidos independem de comunicação oficial, é de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição.
§ 2º - A aplicação de cartão vermelho para atleta ou membro da comissão técnica resultará em suspensão automática por (1) um jogo, independente das penas que poderão ser aplicadas pela CD – Comissão Disciplinar.
§ 3º - O cartão amarelo e/ou vermelho será sempre aplicado à pessoa física, independentemente da função exercida na oportunidade.
Art. 25º - A contagem de cartões para fins de aplicação da suspensão automática é feita separadamente e por tipologia de cartão, não havendo possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo na mesma ou em outra partida.
§ 1º - Se o mesmo atleta, técnico ou massagista, em determinado momento da competição acumular simultaneamente 2 (dois) cartões amarelos e se coincidentemente nessa mesma partida que acumulou os cartões amarelos vier a receber 1 (um) cartão vermelho, deverá, obrigatoriamente, cumprir a suspensão automática de 2 (duas) partidas mantendo-se para efeito de classificação o resultado da partida (cartões, gols, faltas, etc.).
§ 2º - O cartão amarelo ou vermelho que enseje suspensão automática será considerado cumprido quando da desistência ou desativação do adversário seguinte.
Art. 26º - A FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE fará constantes revisões nas súmulas. O atleta ou membro da comissão técnica que participar de uma partida em que estiver punido por cartões, o clube perderá, de imediato, os pontos da(s) partida (s) e mais 3 pontos da classificação geral.
Parágrafo Único - A perda dos pontos pelo clube não isentará o atleta ou membro da comissão técnica de cumprir a suspensão automática a que estiver sujeito.

CAPÍTULO VI
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 27º - De conformidade com a legislação vigente, os clubes deverão apresentar-se em quadra, devidamente uniformizados, respeitando as cores de capa equipe e devendo o capitão da equipe portar braçadeira. Em caso de semelhança de uniforme o mandatário terá que providenciar a mudança do mesmo.
Parágrafo Único - Em caso de dúvida será considerada mandatária a equipe que estiver colocada no lado esquerdo da tabela de jogos divulgada.
Art. 28º - Fica terminantemente proibida a permanência no banco de reservas de técnico, massagista, trajando bermuda, calção, camiseta sem manga (física ou regata) chinelos, sandálias ou qualquer outra indumentária ou acessória não condizente.
Art. 29º - Somente permanecerão no banco de reservas os atletas suplentes em número máximo de 7 (sete), o técnico, o massagista, todos devidamente identificados à mesa, sendo proibido a todos os integrantes do banco de reservas fumarem ou ingerir bebida alcoólica durante o desenrolar da partida.
§ 1º – Qualquer atleta poderá se incorporar ao banco de reservas, desde que relacionado.
Art. 30º - As bolas serão fornecidas pela FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE.
Art. 31º - A tabela só poderá ser alterada através de solicitação por escrito das equipes envolvidas e em concordância da FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTES, sempre dentro dos limites de realização da fase.
§ 1º – Se um dos envolvidos nas negociações de alteração da tabela não concordar com o proposto, a mesma permanecerá inalterada.
§ 2º - Sempre que houver necessidade a FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTE poderá alterar a tabela, esta terá total autoridade para determinar a mudança de dia e horário de qualquer jogo marcado.
Art. 32º - Fica proibida a utilização de buzinas ou quaisquer instrumentos de sopro que possam prejudicar o correto desempenho da arbitragem durante o desenrolar das partidas e, em caso da existência de charangas, que sejam sempre colocadas no lado oposto à localização da mesa.
Art. 33º – Se um atleta ou dirigente agredir ou praticar vias de fato em pessoas que estejam ligadas diretamente com a VIIIª COPA DO SAPATEIRO, sendo eles atletas, dirigentes, árbitros, auxiliar de árbitro, mesário ou delegado do jogo, será excluído do referido campeonato além de qualquer outra pena deferida ao mesmo pela Comissão Disciplinar.
Parágrafo único – Para os efeitos do disposto neste artigo, os árbitros e seus auxiliares, o delegado do jogo é considerado em função desde a escalação até 48 horas após o jogo.
Art. 34º – A equipe que no transcorrer da VIIIª COPA DO SAPATEIRO se utilizarem de atleta:
-Não inscrito como atleta para a VIIIª COPA DO SAPATEIRO.
-Que infrinja o art. 16º deste regulamento;
-Que infrinja o capítulo III – DAS INSCRIÇÕES E PARTIÇÃO deste regulamento;
Será punido automaticamente com a perda de 5 (cinco) pontos por jogo irregular.

Art. 35º – As Equipes e seus atletas que estiverem cumprindo suspensão ou punições, não poderão participar do campeonato sem o cumprimento da mesma.

Art. 36º – Os protestos (entenda-se qualquer tipo de encaminhamento jurídico a CD deste evento) relacionados aos confrontos (Jogos) deverão ser encaminhados até as 17h00min do 1º dia útil seguinte ao ultimo jogo de cada fase.

§ 1º – Os prazos para protestos são definidos por fases. Apenas equipes e/ou atletas pertencentes às fases terão direito a encaminhar protestos.

Obs.: É de responsabilidade de cada equipe aferir todos os resultados, inerentes ou não a sua classificação, mesmo antes de qualquer comunicação oficial.

ART: 37º Os casos omissos neste regulamento são de responsabilidade da CD e da FUNDAÇÃO BATISTENSE DE ESPORTES.


São João Batista, Agosto de 2012.

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