Você está no portal antigo, acessar o novo portal da Fube.

Notícias

História do Futebol no Vale do Rio Tijucas

Nenhum comentário

11/09/2013 16:12

 TIJUCAS NO FUTEBOL

PRIMEIRO JOGO NOTURNO EM SANTA CATARINA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inauguração do estádio do Brasil na rua Lauro Santana em 1930

 







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estádio do Lopes Vieira em 1930

O primeiro jogo de futebol com luz artificial em Santa Catarina ocorreu no dia 22 de julho de 1934 em Tijucas, cidade distante cerca de 50 quilômetros de Florianópolis.
O Sport Club Tijucas recebeu a visita do Clube Náutico Marcílio Dias, de Itajaí.
Um festival esportivo, iniciado às 14 horas, reuniu equipes da cidade e região. Uma comissão de colaboradores instalou barracas com bebidas, doces, churrascos e até um tablado para dança ao ar livre.
A partida de honra começou às 21 horas. O clima era animado e o público superava a marca de mil pessoas, uma multidão para a pequena comunidade de Tijucas. Até um peru foi arrematado em leilão.
As duas equipes entraram em campo sob aplausos do público. A iluminação não era nenhuma maravilha e os goleiros quase não conseguiam ver a trave adversária. Em dez minutos de jogo o Sport Club Tijucas faz 2 a 0, gols de Antenor e Sebastião.
Depois disso, a equipe perdeu-se em campo. Muitos jogadores tijuquenses haviam consumido muita bebida alcoólica durante a tarde e estavam embriagados. O Marcílio Dias percebendo isso partiu pra cima e conseguiu virar o placar para 6 a 2.
O Tijucas atuou com Lauro, Pedro, Lídio, Nerval, Neves (Borgia), Joca Rosa, Flores, Zequinha, Sebastião, Joquinha e Antenor. O nome do árbitro e a escalação do time vencedor não foi registrada.
Este foi um dos mais memoráveis momentos do futebol tijuquense. A cidade já teve muitas equipes e a proximidade com Florianópolis, Itajaí, Brusque e Blumenau, facilitou o intercâmbio entre as equipes.

 

CLUBES DE TIJUCAS

Os primeiros clubes surgiram entre 1914 e 1919: Guarani FBC, Benjamim Galloti FBC, Tijuquense e Brasil Esporte Clube. Este último foi o primeiro time da cidade a disputar o campeonato catarinense em 1928. Mais tarde, SC Tijucas, Lopes Vieira e Tiradentes também ganharam destaque na história do futebol de Tijucas.
A cidade também tem tradição no futebol amador. Equipes como Renascença, Joaia, XV de Novembro, Praça, Areias, Santa Helena, 5 Estrelas e Guarani de Morretes, mantêm a tradição do bom futebol no município.

Agradecimentos: Jorge Fidêncio da Costa, Antônio da Costa e Leda Regina de Souza, Adalbrto klüser.

 

Comentários

Deixe seu comentário

(Não será publicado)

Mais notícias
FUBE
Redes sociais Twitter Facebook

Links úteis

Contato

FUBE
Fundação Batistense de Esportes